Iluminação pública, Polo da UEAP, turismo, fornecimento de água, educação, acesso, foram alguns dos assuntos da pauta do prefeito de Amapá, Carlos Sampaio, com o governador Waldez Góes, na última sexta-feira, 2. Os assuntos relacionados ao município foram tratadas também com os vereadores Iva Santos, Tonhão, Kelley Lobato, pastor Diego, ex-vereador Josimar Maracá; secretárias de Educação Nazaré Sucupira, e de Assistência Social, Dayse Marques; assessores jurídicos Willem Cássio e Evanderson Mafra, que formaram a comitiva municipal. O governador se comprometeu em avançar na solução dos problemas apresentados.
O distrito de Sucuriju, localizado na Costa do Atlântico, foi apresentado pelo prefeito Carlos Sampaio como o que mais acumula dificuldades estruturais, apesar da grande repercussão alcançada com a divulgação da nova rota da pororoca. A precariedade no fornecimento de energia e água, por decadência de equipamentos, carência de postes e cisterna para água potável, e falta de professores, de acordo com o prefeito Carlos, inviabiliza a assistência básica para moradores e para receber turistas. O prefeito solicitou ainda, a reforma nas passarelas do distrito e das vilas Paratur e Araquiçaua. “Atualmente está difícil viver na vila do Sucuriju, apesar de todos os atrativos naturais, por isso estamos aqui, em busca de parcerias”, disse o prefeito.
Outro ponto tratado foi o Polo da Universidade Estadual do Amapá (UEAP), que será instalado no anexo da escola estadual Vidal de Negreiros, que o GEA fará a reforma. O prefeito reforçou a necessidade da assinatura do Termo do Cooperação Técnica, programada para este mês de junho, entre a Prefeitura e a UEAP, para que ainda no segundo semestre deste ano, sejam oferecidas 60 vagas para o curso de Matemática na modalidade presencial. “A secretária de Educação, Nazaré Sucupira, junto com sua equipe, está se empenhando junto à Universidade. Este ato é de extrema importância para o município, por isso pedimos ao governador Waldez Góes e ao reitor Perceu Aparício, que ainda em junho o Termo seja assinado”, disse o prefeito.
A ponte sobre o rio Meruoca e o acesso à Base Aérea também foram debatidos durante a reunião, e o prefeito falou das localidades onde os carros têm dificuldades para entrar e pegar alunos para irem à escola. O prefeito explicou que a ponte de concreto armado já está licitada, mais precisa reformar a de madeira, para facilitar o acesso das comunidades de Cajueira, Base Aérea ao Calafate e ao município de Calçoene. O governador Waldez informou que os reparos estão garantidos junto à Secretaria de Transportes (Setrap), assim como o asfaltamento de vias.
Sobre a carência de professores, o governador Waldez Góes afirmou que em junho o Regime de Colaboração na área de magistério irá amenizar o problema. “Estas medidas são compromisso assumidos, e em julho iremos inaugurar a praça Cabralzinho, que está em obras, e no mês de agosto, vamos dar início às aulas entregando a escola Maria do Céu. Só peço que façamos um pacto, com os gestores e população, para que mantenham os espaços públicos e evitem a depredação”, disse o governador.
Municipalização da Iluminação Pública
A municipalização da iluminação pública também entrou na pauta, e o governador entrou em contato e o diretor de Planejamento da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), Rodolfo Torres, que recebeu a comitiva na mesma manhã. O prefeito Carlos Sampaio disse estar disposto a iniciar o processo de transição do Parque de Iluminação. O diretor se comprometeu em auxiliar para que o município institua o Sistema de Iluminação Pública (SIP), com base nos município que já fizeram, e o prefeito irá formar a Comissão de Trabalho para dar encaminhamento ao processo de transferência.
Comments