quinta, 22 de julho de 2021 - 21:56h - 9185
Governo do Amapá fortalece setor produtivo em Itaubal com nova estrutura do Rurap
No espaço, os trabalhadores da região podem podem acessar linhas de crédito e ter assistência técnica necessária para o cotidiano de trabalho.
Por: Jorge Abreu
Foto: Marcelo Loureiro
O espaço atende produtores não só de Itaubal, mas de localidades próximas, como o município de Cutias e localidades de Macapá.

O governador Waldez Góes entregou nesta quinta-feira, 22, o novo escritório do Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap) em Itaubal, na região leste do estado, conhecida pela vocação pecuária.

No novo escritório, os produtores podem acessar linhas de crédito e ter assistência técnica necessária para o cotidiano de trabalho, sem precisar se deslocar até a capital. O espaço atende produtores não só de Itaubal, mas de localidades próximas, como do município de Cutias do Araguari e distritos da zona rural de Macapá.

O pecuarista José Raimundo Pamplona, de 62 anos, exerce seu trabalho na comunidade ribeirinha de São Raimundo. Ele comemorou a entrega do espaço.

"Vai ficar ainda mais fácil para ter acesso aos serviços que preciso para movimentar o meu negócio e até expandir", disse Pamplona.

A unidade faz parte de dez escritórios que foram reformados ou construídos pelo Governo do Estado para melhorar o acesso de pecuaristas e agricultores aos serviços ofertados pelo Rurap.

Ao todo, o Governo do Estado inaugurou os escritórios de Itaubal, Santana, Tartarugalzinho, Ferreira Gomes, Vitória do Jari e Laranjal do Jari, além da comunidade de Água Branca do Cajari. Ainda serão entregues as unidades de Oiapoque e Porto Grande.

"Os escritórios do Rurap oferecem serviços voltados para questão sanitária, tanto animal quanto vegetal, que está ligada à política de produção de alimentos, além de assistência técnica e entre outras atividades. Isso vai gerar um impacto positivo muito grande para o Amapá", destacou o governador.

De acordo com o diretor-presidente do Rurap, Hugo Paranhos, entre os principais serviços ofertados pelos escritórios estão a emissão da carteira do produtor, assistência técnica e o acesso a linhas de créditos como do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Fundo de Desenvolvimento Rural do Amapá (Frap).

"Este prédio revitalizado e modernizado amplia a aproximação entre o servidor, que atende, como também ao produtor, que busca os serviços", frisou Paranhos.

LEIA MAIS: Atenção, produtor rural! Saiba como se inscrever no Programa de Produção Integrada de Alimentos


Agricultura familiar

Além das entregas dos escritórios do Rurap, o Governo do Amapá tem incentivado a Agricultura Familiar através do investimento de mais de R$ 35 milhões em fomento, programas e linhas de créditos, que podem ser acessados por pecuaristas e produtores com objetivo de expandir negócios rurais e movimentar a economia em todo o estado.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá