sexta, 22 de abril de 2022 - 13:58h - 2328
Viaduto da Integração: Governo instala estrutura metálica que sustentará o viaduto
Ao todo, são 70 toneladas dessa estrutura que servirá para construção de escoramento e apoio para as vigas.
Por: Lana Dantas .Colaboradores: Jamylle Nogueira
Foto: Erich Macias/Secom
Após esse processo, serão construídas as lajes superiores e inferiores, o próximo passo será a fase de acabamentos.

O Governo do Amapá está construindo uma estrutura metálica que sustentará o Viaduto da Integração. Ao todo, serão utilizadas cerca de 70 toneladas desse material, para construir o escoramento e receber as vigas que ainda serão construídas no local da obra.

Todas as etapas da obra estão seguindo em ritmo acelerado, em março foram instaladas as 64 estacas de metais, formando a base principal para a fundação do elevado, já em abril, foram concretados os 12 pilares, que já recebem o acabamento final nesta quinta-feira, 21, com a construção do suporte onde as duas vigas serão instaladas.

Após esse processo serão construídas as lajes superiores e inferiores, o próximo passo será a fase de acabamentos.

As obras do elevado também consistem na pavimentação do desvio do viaduto, que estava previsto para ser feita em 90 dias, porém foi concluída em um mês.

A construção do escoramento metálico está com 25% concluído. Também, está sendo executada a segunda etapa de concretagem do pilar 7 e 8. Os pilares centrais estão 100% finalizados, já o das extremidades encontra-se com 80%.

Avanços

Ainda neste mês, a obra sofreu algumas intervenções auxiliares, como a construção de um bueiro que fará o escoamento da água acumulada pela chuva no local. 

À medida em que a obra for avançando, haverá a necessidade de interdição no trecho da rodovia Duca Serra, que fica no perímetro da Faculdade Ceap. E, para dar acesso à instituição e ao entorno do local, o Governo do Amapá está construindo uma rota alternativa que passará por dentro do bairro Alvorada.

A proposta é desafogar o fluxo intenso de trânsito, já que o desvio que passa em frente à Toca da Onça, terá duas pistas e se tornará o principal acesso para Macapá/Santana/Macapá. Na rota alternativa, já estão sendo realizados serviços de limpeza, drenagem e terraplenagem para que seja feita a pavimentação asfáltica desse novo trecho.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá