quarta, 17 de março de 2021 - 17:08h - 8496
Governo do Estado entrega 700 testes rápidos de antígeno de Covid-19 no município de Oiapoque
Serão 400 testes para o Município e 300 para o Hospital Estadual de Oiapoque. A SVS capacitará profissionais de saúde do município para as ações de testagem.
Por: Karla Santos
Foto: Arquivo/Secom
Técnicos realizam treinamento dos testes rápidos para os municípios.

Governo do Estado enviou para o município de Oiapoque uma remessa com 700 testes rápidos de antígeno de covid-19. A equipe da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) desembarcou nesta quarta-feira, 17, na cidade para fazer a entrega do material, que serão divididos em 400 testes para o Município e 300 para o Hospital Estadual da cidade.

Os testes garantem eficácia acima de 90% para o diagnóstico de covid-19. A aquisição desses equipamentos é fruto da articulação da Superintendência de Vigilância em Saúde com a Organização Pan-americana da Saúde (OPAS).

Segundo Valdir Ribeiro, chefe de Patrimônio e Almoxarifado da SVS, os testes rápidos de antígeno têm resultado em aproximadamente 20 minutos, seguindo o padrão com coleta de secreção através do nariz. Por serem diferentes dos testes normalmente aplicados em Oiapoque, que coletam sangue, é necessário capacitar os servidores da saúde para a aplicação.

"Os testes garantem à população do município um diagnóstico mais preciso de covid-19 e, dessa forma, podemos combater com mais eficiência e severidade o vírus. Vamos capacitar os profissionais de saúde no sentido de manuseio e aplicação correta na população", completou Valdir Ribeiro.

A entrega dos testes rápidos somada à capacitação, é mais uma ação de reforço ao município que, assim como o resto do estado, enfrenta uma crescente na contaminação por coronavírus.

No início da semana uma força-tarefa foi enviada de Macapá para Oiapoque com o intuito de receber os equipamentos pra a montagem da usina de oxigênio, que, em seu funcionamento pleno, produzirá 10 metros cúbicos de oxigênio por hora, o que será fator determinante para o tratamento de pacientes agravados por covid-19.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá