quinta, 09 de junho de 2022 - 13:46h - 3023
Educação Fiscal: Governo do Amapá e Receita Federal realizam Concurso de Poesia em Acróstico
Certame está na fase de análise de poesias; 18 escolas estaduais concorrem à premiação que acontece em 22 de junho.
Por: Sávio Almeida
Foto: Arquivo Secom
Etapa atual consiste na análise das poesias

O Governo do Amapá realiza no dia 22 de junho a cerimônia de premiação do I Concurso de Poesia em Acróstico. Com o tema voltado para “Relação Estado-Cidadão”, a programação busca contribuir com o processo de cidadania fiscal, na relação do Estado, como promotor do bem público,com o cidadão. A Receita Federal e o Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais (Sindifisco) fazem parte da ação.

O público-alvo são alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II - ao todo, 18 escolas estaduais entregaram os poemas para a coordenação do Programa de Educação Fiscal- a etapa atual consiste na análise das poesias.

As melhores poesias serão escolhidas pela Comissão Julgadora e os vencedores (1º, 2º e 3º colocados) receberão como premiação aparelhos celulares, sendo destinado um dispositivo para o aluno, um para o professor orientador e um para a escola. O grupo gestor responsável pelo concurso é composto por técnicos da Secretarias de Estado da Fazenda (Sefaz) e Educação (Seed).

A coordenadora-geral do Programa de Educação Fiscal, Simei Natércia, explica que o objetivo é proporcionar uma reflexão sobre o tema a partir da vivência do cidadão na prática do seu dia a dia.

Ela destaca, ainda, que ao pagar o imposto, em cada momento que se adquire um produto ou serviço, o cidadão contribui com o financiamento de políticas públicas nas áreas da educação, saúde, saneamento, infraestrutura, dentre outras.

“O aluno tem que entender essa sistemática porque ele é cidadão do futuro e a escola é o espaço de cidadania. Se ele aprender desde cedo que tem obrigações, mas tem também direitos dentro da constituição, da lei, e dentro de tudo aquilo que o envolve na sociedade em que vive, ele poderá contribuir com o desenvolvimento do próprio estado dele”, certificou Simei.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá