segunda, 09 de maio de 2022 - 11:43h - 2977
Enfermeiros e técnicos do estado passam por capacitação para ampliar vacinação em municípios do Amapá
As formações atenderam profissionais de Macapá, Santana, Serra do Navio, Pedra Branca do Amapari, Laranjal do Jari, Vitória do Jari e Oiapoque.
Por: Rafaela Bittencourt
Foto: Jesiel Braga
Mais de 70 profissionais passam por formações para reforço nas salas de vacinação dos municípios amapaenses.

Na última sexta-feira, 6, pelo menos 70 enfermeiros e técnicos em enfermagem do estado foram formados para ampliação da vacinação no Amapá. Foram quatro dias de formações realizadas na escola Graziela Reis, no centro de Macapá.

As formações atenderam profissionais de Macapá, Santana, Serra do Navio, Pedra Branca do Amapari, Laranjal do Jari, Vitória do Jari e Oiapoque, com o intuito de repassar informações sobre a atualização cadastral da população calendário vacinal e aplicações de vacinas.

Os digitadores também passam por treinamento para acelerar a inserção de dados no Sistema Nacional de imunização.

Nos demais municípios profissionais já foram capacitados e já estão atuando nas salas de vacina em apoio às campanhas de imunização vigentes, como a do sarampo e influenza e, claro, a campanha contra covid-19.

“Estamos com índices baixos para algumas vacinas, como a do Sarampo que está 2,49% para crianças e 5.67% para profissionais da saúde. A da influenza agora que ultrapassou 9%. Isso acontece por diversos motivos, como atraso na digitação dos dados no Sistema Nacional ou até mesmo a baixa procura da população. Queremos superar isso com novas estratégias, por essa razão, estamos fortalecendo nossas equipes para avançar nesse processo”, explica Angélica Oliveira, coordenadora Estadual de imunização.

Na última semana 40 profissionais de Serra do Navio e Pedra Branca do Amapari também foram formados e já estão atuando nas salas de vacina, sendo este mais um fortalecimento da imunização ofertado pelo Governo do Estado.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá