quarta, 08 de junho de 2022 - 19:06h - 1904
Waldez sanciona lei que institui o Dia Estadual do Ostomizado
Governo atua no atendimento humanizado na rede hospitalar estadual e na inclusão das pessoas ostomizadas.
Por: Da Redação
Foto: Marcelo Loureiro
Somente em 2021, foram ofertados 6.668 atendimentos para pacientes com ostomia, no Creap.

Lei que estabelece 31 de agosto como o Dia Estadual dos Ostomizados foi sancionada nesta quarta-feira, 8, no Palácio do Setentrião, pelo governador do Amapá, Waldez Góes. Ostomia é um procedimento cirúrgico, realizado em pessoas acometidas por doenças graves no sistema digestivo e consiste na abertura de um orifício, conhecido como estoma, para a saída de fezes ou urina.

A rede estadual de Saúde oferece assistência com o fornecimento das bolsas de ostomia e as cirurgias de reversão, que consiste na reconstrução do trânsito intestinal, trazendo bem estar para o paciente.

O governador Waldez destacou que a data é importante para combater o preconceito e a desinformação.

"Um marco para os pacientes que fazem esse tipo de tratamento, mostrando o compromisso do governo com as políticas públicas, em prol da melhoria do atendimento e assistência à saúde desses pacientes", afirmou o chefe do Executivo.

O Centro de Reabilitação do Amapá (Creap) e o Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal) oferecem atendimento humanizado, para melhoria da autoestima e independência de pessoas com ostomia.

A Associação de Ostomizados do Amapá está localizada na rua Claudomiro de Moraes, 1370-A, bairro Novo Buritizal, e já atua há quatro anos no estado, prestando auxílio para todos que passam por esse procedimento cirúrgico. De acordo com a presidente da Associação dos Ostomizados, Rosilete do Carmo, a instituição atende 720 pacientes.

“Lutamos para que o paciente consiga quebrar a barreira do preconceito e da vergonha por usar uma bolsa de ostomia e, assim, buscar por auxílio em nossa associação, pois a quantidade de pessoas que passam por esse procedimento é grande e muitos nem sabem que ajuda buscar”, ressalta Rosilete.

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

Marcelo Loureiro

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá