quarta, 05 de outubro de 2022 - 16:34h - 1180
Amapá forma gestores e coordenadores para o Programa Criança Alfabetizada nos 16 municípios
Atividade fecha o ciclo de capacitação desses profissionais e visa fortalecer as estratégias para melhorar os índices educacionais do estado.
Por: Bárbara Ribeiro
Foto: Vandy Ribeiro / Ascom Seed
A III Formação acontece no auditório da Secretaria de Estado da Educação (Seed), na Av. Fab, 96.

Nesta quarta-feira, 5, iniciou-se a III Formação dos Coordenadores Municipais do Programa Criança Alfabetizada. A ação visa desenvolver as temáticas para a formação dos gestores das redes de ensino estadual e municipal, por meio do regime de colaboração do programa. A terceira e última formação encerra na quinta-feira, 6.

O tema desta formação é “A Liderança na Gestão Escolar”, mas também estão sendo trabalhadas as estratégias para a aplicação da avaliação do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Amapá (Sispaeap), que vai acontecer em novembro.

Um diferencial da terceira formação foi a participação do psicólogo Jean Prado e do professor de educação física Paulo Moraes, que fizeram o acolhimento dos coordenadores e gestores presentes na formação. Eles ensinaram técnicas de autocuidado visando a liderança nas suas respectivas instituições de ensino.

A primeira formação teve como tema “A Equidade da Aprendizagem” e a segunda foi sobre “A Avaliação Externa como Ferramenta para o Avanço da Aprendizagem na Escola”, ambas ocorreram durante o primeiro semestre de 2022.

Jean Gomes, Coordenador Regional Formativo e responsável pelas formações voltadas para os gestores e coordenadores estaduais e municipais aponta para a importância dessas formações.

"Elas têm a finalidade de colocar em prática as estratégias da secretaria de educação para melhorar os índices educacionais dentro de cada município do nosso estado. O objetivo é esse, por isso precisamos que esses profissionais estejam alinhados", explicou Jean.

Essas formações iniciam um ciclo de fortalecimento da aprendizagem na rede estadual e municipal de ensino do estado do Amapá, que se encerra com a avaliação do Sispaeap, onde é possível averiguar, por meio dos índices educacionais, quais estratégias deram certo.

O ciclo acontece da seguinte maneira: distribuição de material didático regionalizado para a rede estadual e municipais de ensino, formação dos gestores e coordenadores e aplicação da avaliação do Sispaeap.