quarta, 13 de dezembro de 2017 - 17:02h
Governo realiza oficinas de piscicultura e beneficiamento de pescado no município de Amapá
Capacitações acontecem durante a programação da 26ª Expofeira Agropesc e 1ª TecnoAgro
Foto: Arquivo/Secom
Oficinas iniciaram na terça-feira e se estendem até sexta-feira, com 50 produtores da região

A Agência de Pesca do Amapá (Pescap) está realizando duas oficinas, de piscicultura e beneficiamento de pescado, durante a programação da 26ª Expofeira Agropesc e 1ª TecnoAgro, que está ocorrendo no município de Amapá. O objetivo é levar conhecimento aos produtores da região e incentivar as atividades no município. As oficinas iniciaram na última terça-feira, 12, e prosseguem até sexta-feira,15. Todos os participantes receberão certificados após a conclusão dos cursos.

Para o diretor-presidente da Pescap, Edson França, o intuito é capacitar os produtores locais e mostrar a viabilidade das atividades no município. “A região do município de Amapá é rica em pescado e também apresenta potencialidade para a piscicultura, logo, decidimos montar essas oficinas e capacitar esses produtores em duas áreas, e assim, dar maior possibilidade de fonte econômica para eles”, ponderou.

O produtor Sergio Ribeiro Souto, 56, afirmou que as oficinas só trazem benefícios para os produtores. “Isso é muito importante para nós, pois sabemos das nossas limitações, e aprender é sempre bom, principalmente quando é para melhorar nossa produção”, declarou.

Nas duas capacitações cerca de 50 produtores, 25 em cada, estão sendo contemplados com aulas práticas e teóricas. Os dois eventos acontecem no Parque de Exposições da Feira de Amapá – João Pompilho.

Mostrando um pouco de suas atividades a Pescap, também está com uma unidade demonstrativa de piscicultura, que possui diversos peixes da espécie tambaqui, na área de exposições da feira. A ideia é mostrar para a comunidade a melhor maneira de como produzir pescado em tanques escavados.

A 26ª Expofeira Agropesc e 1ª Tecnoagro, encerram no próximo sábado 16, e têm um investimento do Governo do Amapá de cerca de R$ 700 mil. A coordenação é da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR) e envolve outros órgãos do Executivo estadual, em parceria com a Prefeitura Municipal de Amapá que garante contrapartida para a programação, e com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amapá (Faeap). Outras instituições federais, municipais e iniciativa privada também colaboram com o evento.

A TecnoAgro deve ocorrer bimestralmente, alcançando todas as regiões do estado, fomentando suas potencialidades.