quarta, 13 de dezembro de 2017 - 20:13h
Visitantes da TecnoAgro e Agropesc contam com segurança reforçada pelo governo
Militares do Corpo de Bombeiros e Polícia foram enviados de Macapá para o município de Amapá, reforçando o efetivo local e prezando pela segurança do público.
Foto: Maksuel Martins

Prezando pela segurança de todos que participam da vasta programação técnica e cultural da 1ª Tecnoagro e 26ª Agropesc no município de Amapá, o governo do Estado garantiu o deslocamento de militares do Corpo de Bombeiros do Amapá (CBMAP) e Polícia Militar do Amapá (PMAP) da capital para o município, reforçando o efetivo e as ações já executadas na região.

Os eventos acontecem simultaneamente desde o sábado, 9, e prosseguem até 16 de dezembro. Segundo a Prefeitura Municipal de Amapá, somente no primeiro dia de evento, que acontece no Parque de Exposições João Pompilho, cerca de 4 mil pessoas estiveram presentes.

PMAP

A Polícia Militar do Amapá montou um esquema operacional para o evento. A Companhia da PMAP no município está com seu efetivo completamente empenhado na segurança dos participantes e visitantes do evento.

Mas devido ao grande quantitativo de público, inclusive oriundos de municípios próximos como Pracuúba, Tartarugalzinho e Calçoene, o 7º Batalhão (BPM) de Porto Grande, o 2º BPM da zona norte de Macapá, o 5º BPM – Batalhão de Operações Especiais (Bope), e o 10º BPM – Força Tática, empenharam militares para reforçar o policiamento na região durante o período de programação.

Dos quatro batalhões acima citados, são enviados diariamente 12 policiais de apoio, que se juntam ao efetivo diário da companhia local, garantindo a presença diária de 19 policiais no município para zelar pela ordem e a segurança, atuando a pé e em cinco viaturas (uma local e quatro de apoio dos demais batalhões).

Até o último dia de evento, segundo o capitão da Diretoria de Comunicação PMAP, Alex Sandro Chaves, serão empregados 152 policiais militares no evento.

O capitão relata ainda, que nestes primeiros dias de evento, foram registrados apenas pequenos tumultos causados, possivelmente pelo excesso de consumo de bebida alcóolica, mas que foram imediatamente desarticulados.

“A presença da polícia inibe a ocorrência de crimes mais graves, e colabora para que o evento transcorra dentro da normalidade, tranquilo, tanto na área interna quanto externa do parque de exposições. A nossa expectativa é finalizar a programação sem graves ocorrências”, declarou o capitão Alex Sandro.

Corpo de Bombeiros

15 militares do CBMAP e três viaturas (de combate a incêndio, salvamento e ambulância) foram deslocados de Macapá para o município de Amapá ainda no primeiro dia de evento, onde permanecerão até o encerramento.

As ações realizadas pelos militares tanto de dia quanto a noite são de cunho preventivo. Até o momento, segundo o capitão bombeiro militar Helder Souza, não foram registradas graves ocorrências na região. Somente um pequeno vazamento de gás em um dos quiosques de alimentação e um desmaio de visitante, que foram rapidamente atendidas e sanadas.

“Para este fim de semana, culminância do evento, será deslocada mais uma viatura com médico e enfermeiro, visto a expectativa de participação de maior público”, informou o capitão.

Tecnoagro

A TecnoAgro é um novo modelo de feira agropecuária implantada no Estado, visando proporcionar entretenimento, qualificação, geração de emprego e renda, fomentar a economia e, sobretudo, garantir a transferência de tecnologia e conhecimento para empreendedores, pecuaristas, extrativistas, piscicultores, pescadores, artesãos, trabalhadores rurais e comunidade em geral, para o desenvolvimento das potencialidades locais.

O Governo do Amapá investe cerca de R$ 700 mil para a realização do evento, que é coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR) e envolve outros órgãos do Executivo estadual, em parceria com a Prefeitura Municipal de Amapá que garante contrapartida para a programação, e com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amapá (Faeap). Outras instituições federais, municipais e iniciativa privada também colaboram com o evento.

A TecnoAgro deve ocorrer bimestralmente, alcançando todas as regiões do estado, fomentando suas potencialidades.