sexta, 09 de abril de 2021 - 10:26h
DIA DA BIBLIOTECA
Este é um espaço essencial para a aquisição de conhecimentos.

Dia da Biblioteca é celebrado em 9 de abril no Brasil.

O principal objetivo desta data é incentivar a leitura como ferramenta base para a educação e formação dos indivíduos.

A biblioteca é o local onde estão reunidos diferentes tipos de livros, que abrangem os mais variados assuntos. Este é um espaço essencial para a aquisição de conhecimentos e, por norma, procurado por pessoas que desejam explorar a literatura, estudar ou trabalhar.

Foto do Real Gabinete Português de Leitura, no Rio de Janeiro

Origem do Dia Nacional da Biblioteca

No Brasil, esta data surgiu em referência à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca e o Dia do Bibliotecário, ambos instituídos a partir do decreto nº 84.631, de 9 de abril de 1980.

Aliás, a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca costuma ser celebrada entre os dias 23 e 29 de outubro, enquanto que o Dia do Bibliotecário é comemorado em 12 de março, data de nascimento do primeiro bibliotecário concursado do Brasil, Manuel Bastos Tigre (1882 - 1957).

O principal objetivo desta data é incentivar a leitura como ferramenta de educação e formação dos indivíduos.

Este é um espaço essencial para a aquisição de conhecimentos.

PMA/ASCOM