Distritos
  • Sucuriju

Distrito pertencente ao município de Amapá. É uma ilha banhada pelo oceano Atlântico, vizinha à região dos Lagos. Por isso mesmo todo seu contorno é banhado por água salgada e mangues. Essa peculiaridade torna o acesso dificil e impede a captação de água adequada para o consumo humano. Sua distância para a cidade de Amapá é medida em tempo de viagem, em média 12 horas, por via marítima.

A população da comunidade é de aproximadamente 600 habitantes, conforme a Fundação Nacional de Saúde. A mão de obra utilizada é puramente familiar, sendo que a mesma é exclusivamente utilizada na pesca. Por isso mesmo, a localidade tem, na piscicultura, a sua principal atividade econômica, mesmo sendo artesanal. A produção pesqueira é comercializada diretamente para Belém (Pará), e em pequena escala para Macapá. Os principais peixe encontrados na região são a gurijuba, a piramutaba, o pirarucu e outros em pequena escala,.

Existe uma escola pertencente ao Governo do Estado, onde atualmente estudam 180 alunos, da 1ª à 4ª séries. Existe um posto médico mantido pela Prefeitura de Amapá, onde são feitos os primeiros socorros. O único tipo de transporte da vila é o marítimo, e a população utiliza pequenas embarcações. Existe um barco motorizado, pertencente à comunidade, com capacidade para transportar 35 toneladas de peso.
O habitação é constituída de palafitas. Existem aproximadamente 123 casas, todas em madeira. Existe também um posto telefõnico, uma sede da colônia de pescadores onde é realizado o lazer da população, uma igreja católica, uma igreja evangélica, uma usina elétrica, e um centro social pertencente à Igreja Católica.

O sistema viário é formado por pontes,com uma extensão de aproximadamente 1.500 metros. Atualmente a população utiliza a água armazenada em tanques-citernas, tamanho reduzido, com capacidade para 320 mil litros. A água é coletada no período das chuvas (janeiro a maio). No período de julho a dezembro é feita a distribuição da água coletada entre os moradores, com direito a 20 litros de água semanalmente cada pessoa, para o consumo alimentar e higiênico. Não temos informações sobre o modo como a água é tratada, se há adição de cloro ou outro tipo de tratamento necessário para o consumo humano.

Funciona um gerador que fornece energia para a vila. Existe um posto telefônico administrado pela prefeitura.

 

  • Sede Municipal

 

 

Texto do históriador Edgar Rodrigues.



NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

PMA - Prefeitura do Amapá
Av Cônego Domingos Maltês , Centro - - prefeituraamapa@pma.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá