quinta, 21 de dezembro de 2017 - 09:31h
Trabalhadores rurais da região de Amapá acessam R$ 228 mil em financiamento do governo
Aprovação dos projetos e entrega dos fomentos aconteceram durante 26ª Feira Agropesc e 1ª Tecnoagro
Foto: Marcelo Loureiro
Foram contemplados produtores de Amapá, Calçoene, Tartarugalzinho e Pracuúba.

O governo do Estado liberou mais de R$ 228 mil em financiamentos para trabalhadores rurais da região da cidade de Amapá durante a 26ª Feira Agropesc e 1ª Tecnoagro, que encerraram no último sábado, 16, no município. A Agência de Fomento do Amapá (Afap) liberou linhas de financiamento no valor de até R$ 20 mil para cada um dos 12 projetos aprovados.

O fomento do Fundo de Desenvolvimento Rural do Amapá (Frap), que é gerido pela Afap, contemplou também empreendedores rurais dos municípios de Calçoene, Tartarugalzinho e Pracuúba. Seis dos contemplados são moradores de Calçoene, cidade  com o maior número de projetos aprovados, que juntos somam R$ 112.404,32 mil.

Os financiados que tiveram o crédito aprovado enviaram sua proposta ao Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), responsável em elaborar o projeto e encaminhar à Afap, que tem a incumbência de analisar, aprovar e, por meio de contrato, liberar o recurso para pessoa física ou jurídica.

Ao todo, foram 30 projetos encaminhados para análise, porém 18 acabaram indeferidos por conta de alguma pendência documental. Conforme informações da Afap, o governo disponibilizou cerca de R$ 800 mil em linhas de crédito para o evento, porém durante a feira somente R$ 228.828,51 mil conseguiram aprovação. Contudo, ainda estão disponíveis cerca de R$ 500 mil em linhas de credito para empreendedores rurais que participaram da feira.

“As linhas de crédito oferecidas pela instituição têm juros baixos e carência de um a três anos para começar a pagar, dependendo da atividade desenvolvida”, informou Antonio Maciel, do setor de Crédito do Rurap.