sábado, 21 de outubro de 2017 - 02:12h
Aniversário de Amapá será comemorado com ações governamentais e culturais
Durante a celebração de 116 anos do município, o GEA anunciará parcerias para beneficiar a população da cidade.
Foto: Andreza Teixeira
Governador Waldez Góes e o prefeito Carlos Sampaio discutiram detalhes da programação em homenagem ao aniversário de Amapá

Nesta sexta-feira, 20, o governador Waldez Góes reuniu-se com o prefeito de Amapá, Carlos Sampaio, para discutir sobre as ações governamentais que serão anunciadas durante a celebração do aniversário do município que comemora neste domingo, 22, seus 116 anos. A data será celebrada com ações governamentais e culturais em uma vasta programação organizada pelo Governo do Estado do Amapá (GEA) em parceria à prefeitura do município.

Durante a solenidade, serão divulgadas medidas em benefício da população de Amapá, especialmente no setor educacional. Uma das ações é a revitalização do prédio oficial e do anexo da Escola Estadual Vidal Negreiros, durante o mês de novembro. Trata-se da maior instituição de ensino da cidade, responsável pelo atendimento de aproximadamente 900 alunos dos ensinos fundamental e médio.

Na ocasião, será celebrado também um convênio entre GEA e prefeitura do município que permitirá futuras instalações da Universidade do Estado o Amapá (Ueap) no anexo da Vidal Negreiros. O reitor da instituição, Perseu Aparício, explica que a medida é o primeiro passo para garantir educação universitária aos jovens de Amapá e de municípios vizinhos como Pracuuba e Calçoene.

Aparício ressalta que durante o mês de novembro o Conselho Universitário da Ueap votará sobre a implantação do polo universitário em Amapá. Em caso de aprovação, será o primeiro núcleo da instituição no interior do Estado. A perspectiva é que sejam oferecidos os cursos de agronomia e matemática.

Waldez Góes destacou que é compromisso do governo do Estado fortalecer o acesso da população amapaense à educação universitária. “Deve ser um compromisso nosso aproximar o ensino superior das comunidades locais que tem suas vocações e estratégias próprias de desenvolvimento”, frisou.

Durante a solenidade comemorativa, será assinado um termo de cooperação entre o governo do Estado e a Prefeitura garantindo o recapeamento asfáltico de 3 km na cidade. “Com essa medida poderemos recuperar o cinturão viário de nossa cidade, garantindo melhor qualidade de vida à população”, explicou o prefeito do Amapá. Os trabalhos iniciarão na última semana do mês de novembro, ainda durante o verão.

Além disso, o governador realizará visita de fiscalização na execução do convênio de limpeza pública da cidade. A celebração incluirá ainda inauguração de uma praça digital e shows artísticos de Zé Miguel e da Banda Babilônia.

História

O município de Amapá foi criado em 1901, ano seguinte à assinatura do histórico Laudo Suíço, de 1900, quando prevaleceu a vontade brasileira em confirmar o Rio Oiapoque, e não o Araguari, como queriam os franceses, como fronteira entre o Brasil e a França.

Durante o aniversário do Amapá, a cidade se torna, simbolicamente, capital do Estado por um dia. A medida foi estabelecida em 2009 por meio de um decreto assinado pelo governador Waldez Góes durante seu segundo mandato e é uma homenagem ao aniversário do município e a sua importância histórica para o Brasil.