terça, 07 de maio de 2019 - 10:04h
Acadêmicos de Matemática da UEAP são destaques em Festival do Açaí no Interior do Estado
Projeto Matemática do Açai
Foto: Prof. Izaias Loureiro Tavares
Acadêmicos de Matemática desenvolvem projeto “Matemática do Açaí” e são destaques no X Festival do Açaí do Piquiá

Acadêmicos do Curso de Licenciatura em Matemática do Campus Avançado Território dos Lagos da Universidade do Estado do Amapá viraram destaques da décima edição do Festival do Açaí na Agrovila do Piquiá, Município de Amapá. O evento faz parte do calendário cultural da região e movimenta a cultura e economia local.

Os alunos da Universidade desenvolveram o Projeto "Matemática do Açaí - Saberes Locais, Etnomatemática e Educação Ambiental", na disciplina História da Matemática, ministrada no período de 22 de abril a 04 de maio pelo Prof. Izaias Loureiro Tavares, docente efetivo do Colegiado de Matemática.

Os acadêmicos envolvidos construíram protótipos, maquetes, banners, cartazes, folders e panfletos relacionando os conhecimentos matemáticos aos processos de produção, beneficiamento e manejo do açaí. O resultado foi apresentado à comunidade local e aos visitantes do festival por meio de exposição e distribuição do material informativo produzido.

Os temas abordados foram diversificados, aliando teoria e prática na formação dos futuros docentes formados na região dos lagos e abrangeram, dentre outros:

- Construção de um ábaco usando caroço de açaí;

- Unidades de medida do produto (1 kg de açaí x 1 litro de açaí);

- Estudos de conjuntos no processo de seleção/catação do açaí;

- Regra de três no cálculo de orçamento e custos de produção do açaí;

- Uso da Matemática Financeira em toda cadeia produtiva do açaí;

- Aplicações da Geometria no açaizal.

Para o Prof. Izaias Loureiro, Chefe da Unidade de Interiorização da UEAP e docente responsável por esta atividade, "É muito importante fazer parte dessa história, pois ações como esta ajudam na integração universidade-comunidade e estão previstas em nosso Plano de Desenvolvimento Institucional. Devo acrescentar que isso não seria possível sem o apoio local da Prefeitura Municipal do Amapá e, principalmente, o engajamento dos alunos, que estão abraçando esta oportunidade de cursar o ensino superior de forma presencial na sua região de residência."

Ao longo dos anos, a Universidade do Estado do Amapá vem cumprindo sua missão institucional de promover o acesso ao conhecimento estimulando a produção, integração e divulgação dos saberes, com a responsabilidade de formar cidadãos comprometidos com a ética, desenvolvimento humano e sustentável dos recursos naturais, que possam contribuir para a geração de uma sociedade justa e democrática. O Campus Avançado Território dos Lagos, apesar de recentemente implantado, vem auxiliando no cumprimento dessa missão junto à comunidade daquela região, visto que em outubro de 2018 os discentes de Agronomia participaram da TecnoAgro Amapá representando a Universidade.